Dados oficiais de 2021 mostravam quase 160 mil pessoas em situação de rua no país. (José Cruz/Agência Brasil)
.
O Programa Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito da UFMG, anuncia o lançamento da página de internet de uma de suas Plataformas de Direitos Humanos: o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua. O site pretende analisar, produzir e divulgar informações e pesquisas sobre a população em situação de rua em todo o Brasil.
A Plataforma do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua/POLOS-UFMG pode ser acessada aqui.
Os dados informados na pesquisa partem de projetos de extensão, ensino e pesquisa social aplicada. O projeto ressalta que a metodologia aplicada nas pesquisas realizadas é pautada pelo diálogo e o respeito à centralidade, à autonomia e ao protagonismo das pessoas em situação de rua no Brasil.
Segundo organizadores, o que motiva o projeto é a escassez de dados disponíveis para a elaboração, implantação e monitoramento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos das pessoas em situação de rua.
O Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua/POLOS-UFMG conta com pesquisadores e extensionistas de diversas áreas do conhecimento, além da participação de outras universidades, movimentos sociais, grupos, coletivos, entidades, dentre outros.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.