Capa do ….
O Grupo de Estudos em Ictiologia Neotropical (GEIN), ligado ao Laboratório de Ictiologia da UTFPR Campus Santa Helena (UTFPR-SH), acaba de publicar dois artigos em periódicos internacionais. As publicações reforçam o papel da UTFPR-SH na Ictiologia (ramo da Zoologia dedicado ao estudo dos peixes).
O primeir artigo, “Linking rivers, mixing faunas: How artificial connectivity between the Middle and Upper Paraná River basins shapes fish diversity in a tributary of the Itaipu Reservoir, Brazil”, foi publicado no Journal of Fish Biology.
O estudo avalia como a conexão artificial entre o Médio e o Alto Rio Paraná está afetando a diversidade de peixes em um afluente do Reservatório de Itaipu, oferecendo dados cruciais para o manejo da fauna local. Este artigo é o resultado direto da pesquisa de Mestrado de Lucas E. P. Kampfert, egresso do PPGRNS da UTFPR-SH.
Além de Lucas Kampfert, o trabalho contou com a participação de João C. Maicrovicz (egresso de Ciências Biológicas) e dos professores da UTFPR Santa Helena , Denise Lange, Heleno Brandão e Daniel R. Blanco (in memoriam).
Complementando sua dissertação de mestrado, Lucas E. P. Kampfert lançou também um documentário, tornando a pesquisa acessível a um público mais amplo. Assista, veja o lin
Documentário “Ciência debaixo D’Água – Imagem: captura de tela
O primeiro artigo, “Linking rivers, mixing faunas: How artificial connectivity between the Middle and Upper Paraná River basins shapes fish diversity in a tributary of the Itaipu Reservoir, Brazil”, foi publicado no Journal of Fish Biology.
Complementando sua dissertação de mestrado, Lucas E. P. Kampfert lançou também um documentário, tornando a pesquisa acessível a um público mais amplo.
O segundo artigo, intitulado “The CARDUME initiative: integrating Brazil’s scientific fish collections to promote research and biodiversity conservation”, foi publicado no Biological Journal of the Linnean Society.
A pesquisa oferece uma visão abrangente sobre o cenário atual das Coleções Científicas de Peixes do Brasil (CCPB), destacando a importância da integração desses dados para a conservação da biodiversidade e o avanço da pesquisa. A UTFPR-SH tem seu trabalho reconhecido e aparece no mapa da iniciativa como CISH (Coleção Ictiológica Santa Helena), demonstrando a relevância de seu acervo no contexto nacional.
Entre os autores que representam o campus está o professor Heleno Brandão, docente do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS). Imagem de capa: KAMPFERT, L. E. P et al. Linking rivers, mixing faunas: How artificial connectivity between the Middle and Upper Paraná River basins shapes fish diversity in a tributary of the Itaipu Reservoir, Brazil. Journal of Fish Biology, Ilhas Britânicas, 1-21, 2025.
Entre os autores que representam o campus está o professor Heleno Brandão, docente do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS).
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.