O Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 6 a 19 de junho em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, o Varilux deverá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores. Entre as cidades contempladas com o circuito está Foz do Iguaçu, numa parceria do festival com a Aliança Francesa local e o Cinemark. As sessões iguaçuenses do Festival serão no Cinemark Oficial, no Shopping Catuaí Palladium. Entre as atrações programadas para Foz, está a estreia da animação de longa metragem “Astérix e o Segredo da Poção Mágica” (Asterix – Le Secret de la Potion Magique), de Alexandre Astier e Louis Clichy, verdadeiro fenômeno de bilheteria, que vendeu quatro milhões de ingressos na França.Outro destaque do pacote de 18 filmes que chegarão à fronteira trinacional é “A Revolução em Paris“, ambicioso e espetacular filme histórico “A Revolução em Paris” (Un Peuple et son Roi) de Pierre Schoeller, que retrata a gênesis da Revolução Francesa. No elenco, Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet, Louis Garrel, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky, Laurent Lafitte.
História – Nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro. E não foram apenas os fãs, admirados das produções francesas. Mas também um espectador comum, interessado na diversidade cultural. O festival foi crescendo gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público.O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.A ampliação de locais, circuitos e público é resultado de parcerias fundamentais e duradouras para a Festival Varilux, realizado pela produtora Bonfilm. Além do patrocinador principal a Essilor/Varilux, estão as empresas Ticket/Edenred, Naval Group,o Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.
Debates com os integrantes da delegação (atores e cineastas), ações e sessões educativas e Laboratório franco-brasileiro de roteiros. Este sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França).Através das sessões educativas, o Festival propõe amplas possibilidades de diálogo entre o cinema francês e o universo escolar. Para isso, realiza exibições gratuitas para instituições de educação em todo o Brasil, em cinemas, escolas e cineclubes.Em 2019, Foz do Iguaçu terá sessões educativas, assim como as seguintes cidades: Campo Grande, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Bambuí, São Paulo, Recife, Cariri, Niterói, Natal, Florianópolis, Londrina, Maringá, São Carlos, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Maceió. Este ano três filmes integram a programação educativa:“Astérix e o segredo da poção mágica” (2018), longa metragem de animação, de Louis Clichy e Alexandre Astier, baseado na famosa série de quadrinhos de René Goscinny e Albert Uderzo.“Cyrano Mon Amour” (2019) de Alexis Michalik e Cyrano de Begerac (1990) de Jean-Paul Rappeneau, filmes que nos possibilitam a construção de um programa com sessão dupla para discutir a relação entre teatro, literatura, cinema e história.
____________________________Guatá / Fonte: Festival Varilux de Cinema
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.