O saudoso Monarco e Marisa Monte cantam em “O Mistério do Samba” – Foto: divulgação /EBC
Histórias da Velha Guarda da Escola de Samba Portela, uma das escolas de samba mais populares do Rio de Janeiro, dão o tom do roteiro de “O Mistério do Samba”, dirigido por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda. O documentário, de 88 minutos, foi lançado em 2008 e recebeu indicação para o Festival de Cannes na época. Atualmente está disponível gratuitamente na plataforma da TV Brasil e pode ser acessado, aqui.
O filme inclui muito samba cantado e depoimentos de importantes integrantes da história do grupo de veteranos do samba portelense. Referências como Monarco, Manacéa, Waldir, Paulinho estão representados em músicas e letras garimpadas nas recordações dos protagonistas ou de familiares e amigos.
O documentário “O Mistério do Samba” começou a ser filmado dez anos antes de seu lançamento, em 2008. Dirigido por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, o filme retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela e como suas vivências tornam-se inspiração para suas composições. O filme tem as participações especiais de Paulinho da Viola e Marisa Monte, enredando histórias.
Aliás, a ideia nasceu da pesquisa da portelense Marisa Monte sobre a obra dos integrantes da Velha Guarda da escola. A intérprete à época resgatava sambas esquecidos, que existiam apenas na memória – tendo em vista que muitas letras e melodias, criadas em rodas de samba, perderam-se por falta de registros.
O Mistério do Samba País: Brasil. Ano: 2008. Gênero: Documentário. Direção e Roteiro: Carolina Jabor, Lula Buarque de Hollanda.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.