O III Encontro Anual do Fórum Permanente das Árvores (2023) será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, de forma híbrida. Dois assuntos norteiam o evento este ano. a viabilização do Plano Municipal de Mata Atlântica e do Plano de Arborização de Foz do Iguaçu. A iniciativa é uma parceria de vários agrupamentos: Coletivo Educador, Doc Ambiente, Plante Uma Árvore Foz e Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV). Atividade aberta e gratuita para todas as pessoas interessadas na temática.
O Fórum Permanente das Árvores é uma ação que ocorre desde 2021, e que este ano ganhou atividades mensais. A ideia do movimento do Fórum é funcionar como espaço de interlocução entre população, academia e poder público e tornar a nossa cidade mais verde e saudável. Os vídeos dos primeiros encontros do Fórum (2021 e 2022) encontram-se na playlist do canal do Youtube OBEAMV. Para acessar, clique, aqui.
A reunião anual tem o papel de sensibilizar sobre a segurança climática do município e a saúde da população através da adequada conservação das árvores e dos bosques da cidade, que atuam na mitigação dos impactos das mudanças climáticas. O Fórum Permanente das Árvores é um espaço de interlocução entre a universidade, atores da sociedade civil e o poder público para a implementação de políticas públicas de conservação ambiental. Desta vez, o eixo central do evento será a “Implementação efetiva do Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA) do município de Foz do Iguaçu”.
O entendimento dos organizadores do Fórum é de que a participação cidadã seja o fator diferencial para se pensar soluções para a sociedade urbana, equilibradas do ponto de vista ecológico. Por isso, durante o evento anual será lançada a Rede de Monitoramento Participativo das Áreas Prioritárias para Conservação em Foz do Iguaçu.
O evento será híbrido, com a parte presencial se desenvolvendo no campus Integração da Unila, com a transmissão pelo canal do YouTube do OBEAMV.
Todos os dias, o evento se dará entre as 18h30 e 21h30.
24 de outubro: “Conservação de áreas verdes para cidades climaticamente resilientes”
25 de outubro: “Participação cidadã na qualidade ambiental do município”
26 de outubro: “Plano municipal da mata atlântica desafios e repercussões da sua implementação”
Para participar e receber certificação, inscreva-se aqui, preenchendo este formulário. Você receberá por e-mail ou por whatsapp o número da sala do encontro no campus Integração.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.