O projeto Onças do Iguaçu registrou em uma de suas câmeras espalhadas pelo Parque Nacional do Iguaçu, uma raridade. Um exemplar de Uiraçu.
“O que você vê agora é histórico: nossas câmeras registraram no Parque Nacional do Iguaçu, pela primeira vez em vídeo, um Uiraçu (Morphnus guianensis), um dos predadores mais raros das Américas.”, diz a legenda do vídeo que está nas redes sociais do Projeto.
Assista ao vídeo publicado pelo projeto Onças do Iguaçu:
Os pesquisadores do projeto explicam que esta é uma espécie ameaçada. Este animal precisa de florestas preservadas e grandes áreas para viver. Encontrá-la aqui, segundo eles, “é prova de que o Parque Nacional do Iguaçu segue sendo um refúgio essencial para a vida selvagem.
O flagrante é resultado de minucioso trabalho de monitoramento de fauna feito diariamente pelo projeto que atua no PNI. “É monitoramento de fauna que realizamos todos os dias para proteger e conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica. Proteger o Parque é garantir que ele possa abrigar e revelar seus segredos mais raros.”, concluem.
Conforme o portal wiki aves, o uiraçu é uma ave accipitriforme da família Accipitridae.
“Conhecido também como gavião-real-falso, uiraçu-falso, gavião-sujo, gavião-de-penacho, gavião-do-brejo, águia-mateira, gavião-rei, gavião-coruja, uiraçu-cinza, gavião-preguiça, caiçara, gavião-caiçara, gavião-caipora e harpia-de-penacho, em relação com a aparência da ave com a poderosa harpia e pelo penacho grande e peculiar que possuí. Segundo alguns autores este gênero é insuficientemente distinto do gênero Harpia, o que é confirmado por meio de estudos moleculares, que sugerem ser injustificável a manutenção de Morphnus como um gênero distinto de Harpia.
Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, Morphnus guianensis é indicado como espécie “quase ameaçada” (NT). No Brasil é severamente ameaçado em vários estados localizados na Mata Atlântica, sendo “criticamente ameaçado” (CR) em São Paulo e Santa Catarina e “regionalmente extinto” (RE) no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.” (Wiki Aves)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.