Paris, 1862: fragmento do ensaio fotográfico do artista Numa Fils com a performance da bailarina Marietta Baderna (acervo da família – divulgação)
Mais que a arte, entretanto, a consciência política corria no sangue dos Baderna, e a mesma militante que, em pleno contexto de ocupação austro-húngara na Itália, durante as Guerras Napoleônicas, posicionava-se publicamente ao lado do pai como defensora dos Carbonários, da liberdade, da Itália livre e unificada; no Brasil, assimilou a luta pela abolição e pelo direito de seus companheiros artistas. . A história de Baderna confunde-se com a história do nascimento de um teatro nacional brasileiro, com a história do Rio de Janeiro, de Recife e do Brasil oitocentista. Durante seus mais de 40 anos vivendo no país que escolheu como sua segunda pátria, a vida da artista foi atravessada pela febre amarela, pelo árduo caminho percorrido até a abolição, pelo nascimento republicano, por incêndios que devastaram os teatros do Rio de Janeiro, fazendo surgir novas e grandiosas casas de espetáculo que, em seu tempo, chegavam a abrigar 5000 pessoas em uma só noite. Baderna viu surgir o telégrafo, a luz elétrica, casou-se, ficou viúva precocemente, e criou seus filhos com uma incansável dedicação à arte e aos palcos nacionais. . Diante da perplexidade do apagamento do nome de Baderna, mesmo no seio da família, a tetraneta da bailarina criou um livro que, mais que a trajetória da artista, é um documentário não ficcional, com grande dose de licença poética, em formato híbrido trazendo transcrições de jornais antigos, roteiros de dramaturgia, prosa, escritos epistolares e imagens do acervo de família e de jornais. . O livro é editado pela Palco das Letras (selo independente da autora em parceria com Amauri Ernani) e a pesquisa é de Marília Giannini (trineta da artista). . O projeto literário também prevê a realização de oficinas práticas de literatura híbrida, palestras e a publicação em formato audiolivro.
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