No Brasil, os movimentos populares do campo focam no argumento de que defender a agroecologia é defender a vida. – Foto: AFP
Com a diversidade do Brasil é comum que pessoas de partes distintas do país se alimentem de forma diferente. Dessa forma, o Guia Alimentar para a População Brasileira é uma publicação que contempla essas particularidades e pode auxiliar na busca por uma alimentação saudável.
O documento está alinhado à recomendação nutricional da Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde.
O Guia Alimentar está disponível para ser baixado gratuitamente.
As diretrizes têm como objetivo apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição. Escolas, organizações sociais e a população em geral pode fazer uso do documento, que tem linguagem simples e está disponível gratuitamente em pdf.
A última edição do Guia Alimentar para a População Brasileira é de 2014 e serve como referência para outros países.
No Brasil, os movimentos populares do campo focam no argumento de que defender a agroecologia é defender a vida. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por exemplo, está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país e conta, atualmente, com cerca de 350 mil famílias, que conquistaram a terra por meio da luta e organização dos trabalhadores rurais.
Esses trabalhadores são responsáveis pela produção de alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos que prejudicam a saúde humana.
Além disso, mesmo depois de assentadas, as famílias permanecem organizadas no MST, pois a conquista da terra é apenas o primeiro passo para a realização da Reforma Agrária Popular.
Clique no link para baixar o Guia Alimentar para a População Brasileira. Conheça também os podcasts Comida de Verdade e Momento Agroecológico.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.