Curta-metragem dirigido por Fernando Severo. Produção Beija Flor Filmes. Assista XETÁ em Beija Flor Filmes on Vimeo. Durante o desordenado processo de colonização do noroeste do Paraná, nos anos 40 e 50, foi avistada uma população indígena que até então havia tido pouquíssimo contato com o homem branco. Logo o povo Xetá foi expulso de […]
Assista XETÁ em Beija Flor Filmes on Vimeo.
Durante o desordenado processo de colonização do noroeste do Paraná, nos anos 40 e 50, foi avistada uma população indígena que até então havia tido pouquíssimo contato com o homem branco. Logo o povo Xetá foi expulso de suas terras, vitimado por ações de extermínio e, os poucos sobreviventes, dispersos para outros locais. A quase extinção dos Xetá acabou contribuindo para provocar um desastre ecológico irreversível na região.
Selecionado para o Festival Internacional de Documentários de 2010, o documentário foi concluído em 2008. O filme conta a trágica história da quase extinção dos Xetá, reproduzindo imagens de Vladimír Kozák (1897-1979) e entrevistando membros da tribo (como Tucanambá, falecido em 2007), os antropólogos Ney Barreto e Carmen Lúcia da Silva e o linguista Aryon Rodrigues.
Direção: Fernando Severo Roteiro: Fernando Severo, Gil Baroni, Carmen Lucia Da Silva Produção: Andrea Tomeleri e Nelson Settanni Fotografia: Matheus Rocha Edição de Som: Cristiano Scherer Produção Executiva: Diego Lopes Montagem: Fernando Severo.
Leia também: Xetás lutam para recuperar o passado e a dignidade
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.