.
Milton Nascimento com Benki na comunidade Ashaninka no Rio Amônea, Alto Juruá, Acre em 1989. – Fotografia de Beto Ricardo.
. Txai, o vigésimo quinto álbum de sua carreira, nasceu a partir de uma expedição à floresta amazônica. Txai é um termo da língua dos índios Kaxinawá que, em uma tradução literal, significa “mais que amigo/ mais que irmão, a metade de mim que existe em você/ e a metade de você que habita em mim.”
O vídeo abaixo foi gravado durante a apresentação de Milton em Embu das Artes, SP, em 1991. Antes de interpretar a música, o compositor fala sobre a existência do povo Yanomami e sua importância e clarividência sobre a vida da floresta.
Em maio de 1992, depois de um movimento internacional pela proteção aos povos indígenas, era criada Reserva Yanomami, na região Norte do Brasil.
Ouça todo o álbum Txai, aqui.
Letra de Yanomami e Nós (Pacto da Vida)
Ter de resisti à dor, à dor Sem compreender porque a dor, a dor Ter de suportar viver a dor, a dor E sem merecer a dor, a dor . Se é esse meu destino, Quem é o algoz que o traçou Quem me contaminou Quem me doou a dor . Homem não existe para ser só animal A sua história é mais que corporal Abre o sentido para ter, a liberdade Com todo mundo que é seu igual e solidário Pensará, amará, sonhará, saberá Que a felicidade da cidade Não tem que o mato matar . Aí a dor vai nos unir, O fim da dor começa é assim, É um filho que não para de crescer, A fruta que vai madurar, Aquela mão, aquela paz, Morena, é aquele olhar . Que é sempre, verde verdeja É aquele gesto humano, É aquela voz humana, É aquele amor humano, Que chega e diz que vai ficar
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.