Mais de 2 mil pessoas – entre bailarinos, companhias, escolas, academias e grupos de dança – aguardam ansiosos, todo o ano, a divulgação do calendário de um dos mais expressivos eventos do gênero no Brasil: a Mostra Paranaense de Dança realizada pela ABABTG. A iniciativa promove oficinas e espetáculos pelo Estado e recebe inscrições de artistas que queiram apresentar seus trabalhos e ambicionam a oportunidade de dançar em um dos palcos mais aclamados do país: o Teatro Guaíra. Este ano, o projeto acontece entre os dias 2 de maio e 23 de junho, o regulamento e o calendário já podem ser consultados no site oficial.
Com 12 anos de existência, a Mostra Paranaense de Dança já ultrapassou fronteiras regionais e até nacionais com inscrições vindas de São Paulo e Santa Catarina e a participação de bailarinos internacionais em seus espetáculos de abertura. Este ano, uma cidade inédita entra para o circuito: Cascavel – que receberá os profissionais da ABABTG entre os dias 1 e 2 de junho. Maringá é outra novidade das seletivas 2019. Há mais de 10 anos a Mostra não passava pela cidade, que fez parte da segunda edição do evento. As demais localidades pelas quais a Mostra passará com seletivas e oficinas de aprimoramento técnico e artístico em modalidades diversas são: Curitiba, Ponta Grossa e Campo Mourão.
Interessados em participar devem consultar o calendário e o regulamento no site oficial (mostraprdedanca.com.br). As inscrições para as seletivas começam no dia 6 de abril e vão até o dia 17 de maio, mas cada cidade possui um período único. Para as oficinas, as inscrições começam no dia 29 de abril e também podem ser feitas pelo site, onde serão divulgadas as informações sobre datas e modalidades.
A grande abertura da Mostra acontece no Guairinha e ficou para o dia 1º de maio com a apresentação de solistas premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Sttutgart, evento que acontece anualmente na Alemanha. O espetáculo contará com bailarinos da Lituânia, Burkina Faso, Itália e França. E a tradicional e tão aguardada Mostra Final ainda acontece, como de costume, no palco do Guairão, entre os dias 21 e 23 de junho.
A Mostra já passou por 12 cidades diferentes em suas 11 edições em um sucesso crescente. De 2015 para cá, houve um aumento de 48% no número de participantes: o evento contou com 1.540 inscritos em 2015 passando para 2.276 em 2018. Também houve um aumento de 55% no número de cidades participantes: em 2015, artistas de 40 cidades diferentes marcaram presença no festival. Em 2018, este número subiu para 62.
Em 2019, a Mostra dá continuidade aos seus objetivos de promover apresentações artísticas de companhias profissionais convidadas, revelar o talento de artistas e grupos amadores, promover a interação entre profissionais e estudantes da dança, ofertar iniciativas de formação e trazer para o Brasil artistas internacionais para apresentações inéditas.
ABABTG – A atual Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra foi fundada há 12 anos, na cidade de Curitiba. Na época denominada Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, ela surgiu com o propósito de fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinérgica entre os setores público e privado. Durante esse período foram realizados diversos projetos culturais, com repercussão local, nacional e internacional, que promoveram ações de formação, atualização, divulgação, fomento e democratização das artes em suas diversas linguagens. A atual nomenclatura foi assumida recentemente, para adaptar-se aos novos níveis de atividades operacionais e aos novos mercados de atuação da ABABTG.
__________________________Assessoria
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.