Foto: Nilton Rolin
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) aplicou exames de diagnóstico (PCR Real Time) do novo coronavírus em todos os colaboradores e médicos da Unidade de Tratamento Covid-19 da instituição e também dos que estão à frente desse trabalho do Pronto Atendimento Respiratório. A medida é para resguardar a saúde do quadro de colaboradores e evitar possível contágio. Um total de 111 pessoas do quadro passou pelo screening.
Desde o início dos atendimentos, além dos pacientes internados na Ala Covid-19, 212 pacientes suspeitos foram atendidos no PA Respiratório do HMCC, dos quais 17 foram confirmados para a doença. Dos 111 profissionais que passaram pelo screening, nenhum foi positivado.
“Somos muitos preocupados com os nossos profissionais, especialmente nesta situação, quando eles estão lidando com pacientes infectados ou com suspeita de infecção por covid-19. Essa ação foi alinhada pelo Núcleo de Inteligência COVID-19 com a nossa diretoria”, destacou o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa.
A medida tem como objetivo mapear com mais celeridade os casos do novo coronavírus. “A realização desses testes é importante para definir a permanência do profissional de saúde no atendimento, prevenindo a disseminação do vírus em nosso hospital”, explicou o diretor.
Cossa comemorou o resultado: “Ficamos muito felizes por nenhum deles terem a civid-19. Além dos testes ajudarem também a tranquilizar os profissionais, eles nos dão uma garantia que os profissionais estão preparados e treinados de forma adequada com o uso de equipamentos de proteção”. O trabalho foi coordenado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Os testes foram feitos no laboratório do Centro de Medicina Tropical do HMCC, credenciado desde o último dia 27 pelo Laboratório Central do Estado do Paraná. “Esse rastreio será realizado com regularidade. A medida é para garantir a segurança dos profissionais”.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.