No dia 08 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807. Ambas homenageiam o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Desde então, esta entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.
A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.
Para celebrar a data, a SBPC convida e estimula toda a comunidade científica brasileira a se mobilizar online neste dia – ou em um dia próximo -, organizando e participando de atividades culturais e manifestações públicas na internet em defesa da ciência e da educação. O tema de 2020 é “Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades”.
Veja a programação e participe!
Atividade nacional da SBPC – veja aqui: 8 de julho, às 17h – Lançamento do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)” Transmissão: Youtube da SBPC
As Secretarias Regionais da SBPC também promovem atividades. Conheça as programações, aqui.
Outras organizações programaram atividades:
ABC – Academia Brasileira de Ciências 07/07 – 16h – 14º Webinário da ABC “IMPACTOS DA PANDEMIA NA PESQUISA CIENTÍFICA”
Coalizão Ciência e Sociedade 08/07 – #SociodiversidadeGeraBiodiversidade Link: Youtube
IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada 08/07 às 11h – Webinar “Ciência e Matemática: da crise ao desenvolvimento”
Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) 08/07 às 11h – Vacinas contra doenças parasitárias
Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retrata a trajetória da entidade a partir de sua fundação, em 1948, até o seu 70º aniversário, em 2018. O lançamento ocorrerá por meio de transmissão online pela internet no dia 8 de julho, data que marca a fundação da SBPC. O evento integra a programação do Dia Nacional da Ciência, instituído em 2001.
As 510 páginas da publicação estão segmentadas em 15 capítulos, que correspondem a cinco níveis de organização das informações: cronológica, temática, geográfica, institucional e iconográfica. Os dados e informações foram colhidos em documentos do Centro de Memória da SBPC, jornais, arquivos públicos e entrevistas.
O conjunto de capítulos é precedido de um texto de abertura, em que são apresentados dados da evolução da ciência brasileira desde meados do século 20, ou seja, o ambiente em que a SBPC atuou e ajudou a moldar.
Os três capítulos iniciais são organizados cronologicamente e estão relacionados ao nascimento e consolidação da SBPC (1948 a 1964) e à sua atuação nos contextos políticos e científicos do Brasil nos períodos subsequentes: regime militar (1964 a 1985) e Nova República (1985 a 2018).
Os autores são 17 jornalistas e um historiador, todos com características profissionais em comum que os credenciam para a assinatura dos capítulos: conhecem a trajetória da SBPC, têm percepção e compreensão profundas do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, e se dedicam à divulgação científica há vários anos. Os organizadores da obra são a biomédica Helena Nader, a farmacêutica Vanderlan Bolzani e o jornalista José Roberto Ferreira.
Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi produzido com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A versão impressa teve mil exemplares; a versão digital está disponível no site da SBPC: www.sbpcnet.org.br .
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.