Conhecida como “Netflix” das lutas sociais, a plataforma Bombozila reúne mais de 400 documentários independentes sobre mobilizações e resistências no Brasil, América Latina e em todo o mundo.
Criada em 2016, no Rio de Janeiro, por iniciativa da comunicadora chilena Sabina Alvarez e do cineasta brasileiro Victor Ribeiro, o site reúne produções audiovisuais independentes sobre diversos temas políticos, como luta pela terra, diáspora africana, luta indígena, entre outros.
Entre as produções brasileiras estão documentários como “Terra e Sangue”, sobre os bastidores do massacre em Pau D’Arco (Pará), quando dez trabalhadores rurais foram assassinados durante uma ação policial em 2017, e “Margaridas, luta e pé na estrada”, sobre a articulação das mulheres rurais na Marcha das Margaridas.
Disponibilizado em três idiomas – português, espanhol e inglês -, o portal reúne também produções internacionais como “Guerrero”, produzido pelo cineasta francês Ludovic Bonleux, sobre o trabalho de três ativistas na zona rural do sudoeste do México e “Chávez infinito”, uma produção independente venezuelana sobre o líder bolivariano.
Segundo os organizadores do site, a proposta tem entre seus objetivos divulgar o trabalho de “documentaristas que atendem à urgência política dos nossos territórios em luta e resistência”.
O coletivo, composto atualmente por cinco integrantes, realiza também oficinas de formação audiovisual com o objetivo de democratizar o acesso à comunicação e fomentar a produção audiovisual popular.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.