Ilustração da Campanha de Leitores da UNESCO, lançada em 2021. (Facebook Unesco)
A UNESCO, órgão da ONU voltado para a Educação, a Ciência e a Cultura, disponibiliza livros para serem baixados de graça nas diversas áreas do conhecimento. No prefácio deles, o organismo internacional de Cultura e Educação explica a importância do acesso ao livro impresso na construção do leitor.
“Por mais que avancemos nas novas tecnologias da comunicação, a leitura do impresso continua desempenhando um papel crítico na nossa formação humana e cidadã. Lemos para nos informar e, sobretudo, na busca do prazer e do descobrimento do novo.
É uma maneira de viajar – no espaço, no tempo e nas ideias – sem sair das nossas próprias casas.No campo educacional, há uma grande lacuna quanto a textos literários escritos ou escolhidos especialmente para os neoleitores jovens e adultos em processo de formação como leitores. (…)”
Aqui, apresentamos a resenha e o link para “O Pequeno Livros das Grandes Emoções” e “Vinte ficções breves: antologia de contos argentinos e brasileiros contemporâneos”. Livros ideais para quem quiser se iniciar no mundo da Literatura. Também apresentamos o link da Biblioteca Mundial Digital da UNESCO, para o acesso a outros títulos de todas as áreas do conhecimento humano, além de documentos raros, gravuras e mapas. Acesse a Biblioteca Digital Mundial da UNESCO, aqui.
Confira os livros e boa leitura:
O pequeno livro das grandes emoções
Essa coletânea de textos literários de diversos tipos e estilos, escritos por alguns dos melhores escritores brasileiros, foi feita para iniciar jovens e adultos na grande aventura da leitura. Delicie-se com textos de Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, entre outros.
Para baixar, clique aqui!
¨
Vinte ficções breves: antologia de contos argentinos e brasileiros contemporâneos
Textos em português e em espanhol de grandes contistas argentinos e brasileiros! Confira os contos de Caio Fernando Abreu, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colassanti, Nélida Piñón e outros escritores.
Guatá com Canal do Ensino
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.