Considerado um dos maiores pensadores da geografia do mundo, Santos foi o primeiro e único geógrafo da América Latina a ganhar o prêmio Vautrin Lud, o Nobel da Geografia, em 1994
O geógrafo Milton Santos é o grande homenageado de junho no calendário “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2020-2021) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
Santos é considerado um dos maiores pensadores da geografia no mundo. Ele foi o primeiro e único geógrafo da América Latina a ganhar o prêmio Vautrin Lud, o Nobel da Geografia, em 1994. Um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil, se destacou por seus estudos sobre urbanização e globalização nos países em desenvolvimento. Doutor em Geografia pela Universidade de Estrasburgo, na França, foi consultor da ONU, da OIT, da OEA e da Unesco. Paralelamente, atuou nos campos do jornalismo e da política. Foi perseguido na ditadura e se exilou em vários países, como França, Canadá e Venezuela. Nesse período, o intelectual nascido em Brotas de Macaúbas (BA), ganhou projeção internacional. Foi agraciado com o título de doutor honoris causa em doze universidades brasileiras e sete estrangeiras. Postumamente, foi homenageado com o Prêmio Anísio Teixeira, em 2006.
O calendário destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. Também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.
Faça aqui o download do calendário.
Jornal da Ciência
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.