“Pode-se dizer que estes contos começaram a ser criados quando dei os primeiros chutes. As experiências vividas em peladas e “jogos contra”, em ruas, campinhos de terra ou de (pouca) grama, quadras de clubes, colégios ou praças; nas arquibancadas, gerais, cadeiras e tribunas de imprensa do Maracanã e de outros estádios, uns bem acanhados; nas redações; na cobertura jornalística de tantas partidas, das menos importantes a grandes finais, e a – permitam-me – fértil imaginação, fizeram a criança crescer para entrar em campo”, conta o autor Eduardo Lamas.
Na apresentação do livro “Contos da Bola”, Eduardo lista os locais que o inspiraram a criar as 19 histórias relatadas com dramaticidade, humor e muitas vezes pondo personagens fictícios em situações inusitadas dentro de fatos históricos.
“A viagem por todos os locais onde o futebol pode nos levar é como a da bola colocada com maestria, no ângulo, lá onde a coruja repousava, apesar do som ensurdecedor das torcidas. Alguns personagens foram inspirados em pessoas que conheci. Outros, retirados da cartola, ou melhor, da cachola. Há histórias que me foram contadas e as misturei com outras em que estava. Se aconteceram como estão escritas, não importa. Na ficção, onde pode haver mais verdades do que no noticiário, a mentira bem contada vale mais que a realidade mal (d)escrita. Esta foi a intenção, e espero ter acertado o gol. Lá no cantinho. Ou melhor, nos continhos.”, completa.
O trabalho foi publicado originalmente em versão digital. Agora ganhou edição impressa. pela Cartola Editora, para as suas 19 histórias bem humoradas mostrando várias facetas e personagens do esporte mais popular no Brasil.
“Contos da Bola” é o quarto livro do autor. O jornalista, escritor e produtor cultural Eduardo Lamas, que tem uma trajetória profissional que inclui trabalho em veículos tradicionais ligados ao jornalismo esportivo, como o extinto Jornal dos Sports, mescla verdade e fantasia na obra. Os relatos são muitas vezes experiências reais que ganharam personagens de nomes fictícios, ele explica.
Adquira “Contos da Bola aqui: https://livrariadacartola.com.br/produto/contos-da-bola/
Morador de Florianópolis desde 2019, o escritor e jornalista carioca Eduardo Lamas foi Destaque Especial em três categorias (conto, poesia e crônica) do “IV Concurso Literário A Palavra do Séc. XXI”, em 2001. É autor das peças de teatro “Sentença de Vida”, encenada no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, em 2002 e 03, e “A Confissão”, com estreia marcada para este ano com a Oráculo Cia de Teatro; dos livros “Profano Coração” (poesias, 2009), “O Negro Crepúsculo” (romance, 2015) e “Sutilezas” (poesias, 2019), e do blog eduardolamas.blogspot.com.
É idealizador, pesquisador, redator e roteirista do projeto “Jogada de Música”, que foi quadro na Rádio Globo Rio, em 2017 e 18, e coluna homônima no site do Pop Bola (2018) e posteriormente, do IMMuB (Instituto Memória Musical Brasileira), entre 2019 e 2020.
Entre 1988 a 2013, trabalhou como jornalista em diversos veículos de comunicação do Rio de Janeiro, entre eles “Jornal dos Sports”, Agência “Sport Press”, Agência “O Globo”, “O Globo Online”, Revista e Agência “Placar”, “Lance Multimídia”, “O Fluminense”, “Jornal do Brasil” e “Globoesporte.com”. Em 2019 e 2020 fez entrevistas para o Museu da Pelada, em Santa Catarina, com os ex-jogadores de futebol Sergio Ramírez, Toninho Quintino, Renato Sá, Pintado, Mickey, Sávio, Oberdan, Paulinho Criciúma e Wendell.
Entre 2012 e 2016, foi sócio-diretor da Mais e Melhores Produções Artísticas e, desde 2017, ocupa o mesmo cargo na Estação Pró-Vida – Desenvolvimento Humano.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.