Começa no sábado, 16 de outubro, às 16h, a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, com o show “Zoró Zureta”, de Zeca Baleiro e Banda. O evento online e gratuito, que segue até 31 de outubro, tem 140 filmes, shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, oficinas, masterclass, Encontros de Cinema Infantil e Encontros de Mercado. Um dos destaques é a exibição especial de Tarsilinha, aguardado longa de animação inspirado na obra de Tarsila do Amaral (1886-1973). Toda a programação e filmes podem ser acessados a partir do site da Mostra.
O show Zoró Zureta reúne canções dos dois álbuns infantis do artista, Zoró (bichos esquisitos) e Zureta. No show, Baleiro apresenta pela primeira vez a música-tema de Tarsilinha, longa dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, que terá exibição especial no evento, no dia 23 de outubro, às 16h. Inspirada na obra de Villa Lobos, a composição dialoga com a história do filme. Uma letra inspiradora e poética sobre as raízes e a arte do Brasil.
Zeca Baleiro é autor da música tema do filme Tarsilinha, um dos destaques da Mostra de Florianópolis. (Foto: divulgação)
Ainda no fim de semana de abertura da Mostra, no domingo – dia 17 de outubro, às 16h, tem pré-estreia do longa-metragem internacional Lotte e os Dragões Perdidos (Estônia, Letônia, animação, 2019, 78 min), de Janno Pöldma e Heiki Ernits.
No filme, a aventureira cachorrinha Lotte acaba de ganhar uma irmã, chamada Roosi. A chegada de alguns cientistas em Gadgetville agita a cidade com um novo desafio. Eles estão participando de uma competição de canções de folk, e precisam capturar um dragão místico para ajudá-los na composição da música que os fará ganhar o prêmio. Decididas a ajudar os dois cientistas, Lotte e Rosie se empenham na árdua tarefa da procura pelo dragão.
Mais tarde, às 19h de domingo, tem exibição do curta-metragem catarinense Nonna (SC, animação, 2021, 10min), de Maria Augusta Nunes. O filme conta a história da pequena Ana e sua avó, que vivem no campo e sofrem os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, ela entende que a presença de sua avó ali é transcendental.
Os dois filmes, após exibição, ficarão disponíveis para serem assistidos até 31 de outubro. Acesso a toda a programação e aos filmes nesta página do site da Mostra.
Além das sessões ao vivo, mais de 130 filmes organizados em programas por faixa etária podem ser assistidos a qualquer momento durante o festival– de 16 a 31 de outubro.
O acesso a todas as atividades da Mostra e aos filmes se dará de forma simples e intuitiva. Basta entrar no site da mostra, navegar pelos programas de filmes, escolher os títulos que vai assistir e clicar nos links de acesso.
Para participar das sessões e atividades ao vivo, localize o evento desejado na programação e, na hora marcada para acontecer, clique no link de acesso.
Durante a semana, todos os dias, tem programação ao vivo às 14h,com atividades pensadas para contemplar crianças e educadores e educadoras que acompanham a Mostra. Na segunda, dia 18 de outubro, tem Masterclass Tarsilinha com os diretores do longa, e de terça a sexta – 19 a 22 de outubro, sessões de cinema ao vivo ( Sessão Vlog, Sessão Curtas por Crianças e Escolas, Sessão Séries que Encantam e Sessão Videoclipes).
Inscreva-se na Masterclass Tarsilinha
No segundo fim de semana da Mostra, no dia 23 de outubro, às 16h, tem a esperada exibição única do longa Tarsilinha, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo (o filme não ficará disponível). Depois da sessão, tem o show Camerata Florianópolis apresenta Villa Lobos para crianças, produzido especialmente para a 20ª Mostra.
Vale lembrar que, durante toda o evento, a Oficina Era uma vez, com Ally Collaço, destinada às crianças, estará disponível no canal de YouTube da Mostra.
De terça a quinta – 19 a 21 de outubro, às 19h, tem Encontros de Cinema Infantil, voltado para realizadores. Um será com diretores de festivais latino-americanos, que possibilitaram a formação de uma grande rede do audiovisual para a infância; outro com realizadores de filmes que serão exibidos na Mostra; e o terceiro com profissionais brasileiros parceiros do cinema para crianças e de festivais para esse público.
Paralela a programação aberta, Antonio Leal, consultor e realizador de festivais, e Tetê Mattos, curadora e pesquisadora de festivais (UFF – Universidade Federal Fluminense) ministram a Oficina de Produção de Novos Festivais, de 18 a 22 de outubro, 18h às 20h, pela plataforma Zoom. Participação mediante inscrição. A atividade será ao vivo e não será gravada, ou seja, não ficará disponível para ser assistida posteriormente.
Para fechar a programação, tem Encontros de Mercado-mif.kids, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, voltado para produtores e players do mercado audiovisual para infância no Brasil. Saiba mais e inscreva-se.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.