.
A nova edição do Diálogos Transformadores, promovido pelo Instituto Claro, já está recebendo inscrições de jovens de 14 a 24 anos que desejam aprender mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e ainda ser capacitados em produção audiovisual. Com o tema “Jovens com voz e ação. Os ODS como guia para recuperação”, a edição vai promover debates que darão origem a minidocumentários.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do Diálogos Transformadores. Podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro de 2022.
Serão 40 jovens selecionados para participar do ODS Lab, capacitações do programa compostas por cinco encontros online. Os participantes receberão orientações de especialistas do Instituto Global Attitude e de convidados de peso para debater os ODSs 4 e 8: “Educação de qualidade” e “Trabalho decente e crescimento econômico”.
Em seguida, terão também uma capacitação em audiovisual mobile com a Causar no chamado Doc Labs. Serão seis encontros online com uma proposta mão na massa e metodologia inovadora. Com essa experiência, cada participante vai produzir um vídeo curto sobre os temas debatidos. A partir desse material, uma comissão vai escolher as dez melhores ideias para passarem a uma nova etapa. O resultado será divulgado em um evento online realizado em março, que vai contar com rodas de debate com convidados especiais e muita música.
Na última fase, os participantes selecionados farão novas produções audiovisuais que vão compor uma série documental chamada “E se…” e poderão ter seus filmes exibidos nacionalmente nos canais da Claro e do Instituto Claro.
Os ODSs foram estabelecidos pela ONU em 2015 como uma agenda de desenvolvimento sustentável e respeito aos direitos humanos para os 15 anos seguintes. São 17 objetivos que precisam da atenção de governos, instituições, empresas e da sociedade civil para serem atingidos até 2030. A ideia do Diálogos Transformadores é envolver os jovens nessa missão e promover o protagonismo deles, amplificando suas vozes para trazer soluções para a Agenda 2030.
Os dois objetivos escolhidos para a capacitação do projeto refletem não só pontos importantes para as novas gerações, mas também a missão do Instituto Claro, de promover educação e cidadania por meio do desenvolvimento sustentável e do uso da tecnologia.
O ODS “Educação de qualidade” busca assegurar um ensino inclusivo e equitativo, promovendo oportunidades a todos. O objetivo “Trabalho decente e crescimento econômico” classifica o trabalho decente como apresentado pela Organização Internacional do Trabalho: “produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável”.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.