. Nise Magalhães da Silveira nasceu em 15 de fevereiro de 1905 e ajudou a escrever e revolucionar a história da psiquiatria no Brasil e no mundo. Nascida em Maceió, Alagoas, ela foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e ficou conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico e era contrária às formas agressivas usadas em sua época, como o eletrochoque.
O longa-metragem “Nise – O Coração da Loucura”, dirigido por Roberto Berliner e lançado em 2016, foi produzido para contar a trajetória de vida e luta da psiquiatra Nise da Silveira, que faleceu em 1999. O filme levou 13 anos de extensa pesquisa antes de ser rodado.
.
Sinopse – Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro, a psiquiatra Nise da Silveira (Gloria Pires) sugere tratar pacientes esquizofrênicos sem o uso da lobotomia e do eletrochoque. Contudo, os demais médicos discordam, desdenham de sua proposta e a isolam no esquecido setor de Terapia Ocupacional. Ali, Nise descobrirá uma maneira inédita de tratar os pacientes, por meio da arte e da empatia.
No elenco do filme ainda estão Fabrício Boliveira, Fernando Eiras, Perfeito Fortuna, Roberta Rodrigues, Augusto Madeira, Simone Mazzer, Zé Carlos Machado, Tadeu Aguiar, entre outros. 108 min. Ano: 2016. País: Brasil. Gênero: drama, cinebiografia. Direção: Roberto Berliner.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.