. O Dia Mundial da Poesia é um tributo à palavra poética, ao poema como tal e aos poetas. A poesia é um gênero literário que se apresenta como a manifestação da beleza ou a estética por meio da palavra. Este dia foi instituído pela UNESCO em 1999. O objetivo desta comemoração é apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e promover o seu ensino. Além disso, é também apresentada como uma oportunidade para línguas ameaçadas saiam à luz e sirvam como um meio para uma comunicação artística adequada nas comunidades que as mantêm. O dia é comemorado internacionalmente em 21 de março de cada ano.
.
O 21 de março de 2022 coincidirá com um dos momentos mais duros do século XXI: em meio a uma grave crise econômica, uma pandemia, e conflitos armados em todo o planeta. Cabe aqui ressaltar a necessidade da poesia enquanto expressão humana, capaz de produzir reflexão e sensação perante o que realmente importa enquanto vida.
Versos de forma e estilo próprios, capazes de dar voz a sentimentos, realidades e histórias. Isso é poesia, literalmente. O texto poético faz o leitor encontrar outros mundos e perspectivas a partir da sensibilização. Os versos com a força capaz de dar voz a sentimentos, realidades e histórias. Isso é poesia, literalmente.
O Dia Mundial da Poesia é conhecido como “A Primavera dos Poetas” na Europa e “A presença comum dos Poetas”, na Colômbia. Na Colômbia, o dia é assim chamado por ter sido introduzido por uma fundação de mesmo nome.
Depois de reconhecer a tendência que existe em não dar ao poeta um lugar de respeito e reconhecimento na comunidade, a UNESCO decidiu proclamar 21 de março como o Dia Mundial da Poesia durante a trigésimo encontro da organização em 1999, realizada em Paris, França. Você pode encontrar as origens da poesia como expressão artística na Grécia antiga entre os anos 500 e 400 aC. O filósofo grego Platão foi o primeiro a falar de poesia como uma atividade criativa. O filósofo grego Aristóteles teria sido o primeiro a colocar a poesia em uma teoria literária independente.
Todos os poetas do passado, todos os poetas do presente e todos os poetas do futuro, só escrevem um fragmento, um episódio de um grande poema coletivo que escrevem todos os homens. Percy Bysshe Shelley, poeta romântico britânico.
Cada poema, embora único, reflete a universalidade da experiência humana, o desejo de criatividade que transcende todos os limites e as fronteiras, tanto de tempo e espaço, na afirmação constante de que a humanidade forma uma única família, disse a húngara Irina Bokova, quando diretora da UNESCO.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.