.
Em 2021, o grupo realizou a ação pela primeira vez. Foto: Divulgação
O autismo não se cura, compreende-se. Com o objetivo de informar e sensibilizar a população de Foz do Iguaçu sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um grupo de voluntários vai promover uma blitz educativa neste sábado (2), a partir das 17h, na região do Boicy, área central da cidade.
Durante a ação, que acontece no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, os voluntários (muitos deles pais de crianças com autismo) irão entregar aos motoristas e pedestres panfletos com informações relacionadas ao diagnóstico, principais características e tratamento do transtorno.
Cintia Birkheuer, uma das responsáveis pela ação e mãe de um filho autista de 4 anos, ressalta que “um dos caminhos de tornar o mundo um lugar melhor para nossos filhos que estão dentro do espectro é a conscientização, e é nosso dever enquanto pais, sociedade, de promover a conscientização”.
Ela complementa: “Nós sofremos com a falta de inclusão justamente por a sociedade não ser consciente. O autismo é visto como um rótulo, como se todos autistas fossem iguais, e por mais que existam características similares jamais existirão dois autistas iguais, pois todo ser é único. E nós, pais, precisamos sair da nossa zona de conforto, parar de esperar só por políticas públicas, ações de instituições, e assumirmos o papel de agentes de transformação e conscientização”.
O que é o autismo?
Conhecido como Transtorno do Espectro Autista, o autismo é uma condição que altera o desenvolvimento do padrão da linguagem, a interação social e os processos de comunicação. Sendo assim, o transtorno pode causar um atraso ou desvio na aprendizagem em diferentes áreas do desenvolvimento.
Após o diagnóstico, que normalmente acontece nos primeiros três anos de vida, alguns exercícios de habilitação são importantes para estimular as questões que o autismo implica, como dificuldade na comunicação e nas capacidades funcionais. Essas características demandam cuidados específicos e acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida.
Abril Azul
A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo.
A cor azul foi escolhida porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção de 4 para 1), fato que a ciência ainda não consegue explicar.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.