.
.
O 1° Fórum de Cinema e Impacto Social é um evento latino-americano que será realizado de 22 a 25 de junho, na cidade de São Paulo, em formato híbrido. Criado como um espaço de encontro, reflexão e construção de redes de cinema de impacto social, o Fórum é voltado para produtores/as de impacto, diretores/as, organizações de formação audiovisual, pesquisadores/as do campo, representantes de laboratórios de formação e fundos de apoio cultural.
O evento é correalizado pelo Instituto Taturana (Brasil), Doccolabs Acción (Colômbia) e Ambulante (México), com o apoio de Perspective Fund, Serviço Social do Comércio (SESC), Spcine, DocSociety e GIPA (Global Impact Producers). Nos dias 22, 23 e 24, o público participará – presencial ou remotamente – de um espaço de troca de experiências com a apresentação de estudos de caso sobre distribuição de filmes com foco em impacto social, relevantes ao contexto latino. O dia 25 será dedicado à articulação da rede latino-americana de produtores de impacto.
Os painéis da manhã são abertos ao público, com participação online, mediante inscrição prévia. As inscrições para os encontros virtuais do 1° Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social seguem abertas. Interessados podem se inscrever até 20 junho, pelo site do evento cinemaeimpacto.org . Não há limite de inscritos e a taxa de participação varia de R$18 a R$60. A transmissão será feita ao vivo pela plataforma Zoom, com tradução simultânea para espanhol, português e inglês.
À tarde, o Fórum terá como foco o programa de formação presencial, voltado para a profissionalização dos interessados em atuar no campo de cinema e impacto, e o intercâmbio entre produtores de impacto com diferentes trajetórias no Brasil e na América Latina.
O 1° Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social será um espaço de formação para compartilhar ferramentas, metodologias de trabalho de mobilização social e distribuição de conteúdo, que permitirá criar formas de pensar ações estratégicas de impacto social a partir de territórios próprios e compartilhados.
Painéis temáticos sobre Cinema e Impacto Social:
22/6 – Quarta-feira 10h30 – 11h – ABERTURA DO FÓRUM Com representantes do Sesc São Paulo, Taturana, Doccolab, Ambulante, Spcine.
11h – 13h – Painel 1 – Os desafios para construir narrativas de mudança social. Estudo de caso do longa-metragem documentário “Limiar” (Rodrigo Díaz Díaz, BR), “Hasta los dientes” (Merle Illiná, MX), “Do outro lado” (Gustavo León, COL). Mediação: Rodrigo Antonio (Taturana, BR)
23/6- Quinta-feira 10h30 – 13h – Painel 2 – Estratégias de distribuição focada em impacto social Estudos de caso de “Espero tua (re)volta” (Mariana Genescá, BR), “¿Qué les pasó a las abejas?” (Paola Stefani, MX), “Sementes: Mulheres Negras no Poder” (Éthel Oliveira, BR). Mediação Maria Inés (Ambulante, MX).
24/6 Sexta-feira 10h30 – 13h – Painel 3 – Ecossistema de cinema e impacto social na América Latina Fundos e institutos que integram o ecossistema de cinema e impacto social com pesquisas, fomento e na articulação de atores sociais, dialogam sobre estratégias para fortalecer o campo da mobilização e impacto social numa perspectiva do sul global. Participantes: Open Society (Bruno Duarte – BR), Deutsche Welle (Maria José Roman – DE), Doc Society (Vanessa Cuervo – COL), IRIS (Graciela Selaimen) e Perspective Fund (Denae Peters). Mediação Daniela Fernandes (Taturana, BR)
25/6 – Sábado 10h30 – 13h – Painel 4 – Caminhos para produção de impacto na América Latina, articulação de redes, partilha de metodologias e ferramentas de ação em uma sessão interativa e dialogada com o público. Participantes: Marcela Lizcano (Doccolabs Acción, COL), María Inés Roque (Ambulante, MX), Carol Misorelli (Taturana, BR) e Michelle Plascencia (GIPA, MX)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.