O “Pirá de Foz” tem tem como base filé de peixe (tilápia ou dourado) acompanhado de alguns legumes, arroz e purê de batata. Foto: André Roberto da Silva Lima/IFPR
. Um belo filé de peixe (tilápia ou dourado) acompanhado de alguns legumes, arroz e purê de batata. Essa é a base do Pirá de Foz, o delicioso prato típico do nosso município, mas que nem todos conhecem.
Justamente com o objetivo de detectar a popularidade da iguaria, um grupo de estudantes do curso superior de Tecnologia em Gastronomia, do campus de Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR), está promovendo uma pesquisa virtual como parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Por meio do link , a população é convidada a responder anonimamente a um pequeno questionário com quatro perguntas. A orientadora do projeto, Paola Stefanutti, ressalta que a opinião dos moradores sobre o prato típico será comparada com o número de estabelecimentos que servem o prato e com os discursos nos meios de comunicação turística.
“O Pirá de Foz está no papel, está na tela, mas será que está à mesa?”, questiona. A professora também destaca que a pesquisa poderá promover a reflexão sobre a alimentação no município.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.