Jean-Luc Godard foi um ícone do cinema e um dos principais idealizadores do movimento artístico Nouvelle Vague, entre o final da década de 1950 e início dos anos de 1960. O movimento, contestatório, tinha como algumas das características o plano sequência e diálogos improvisados, o que influenciou na estética do cinema mundial.
No Brasil, Godard ficou famoso quando o seu filme “Je Vous Salue, Marie” (Eu Vos Saúdo, Maria) foi censurado em 1986 pelo presidente José Sarney. A obra que fazia uma releitura para os tempos modernos da vida da Virgem Maria, foi considerada uma afronta aos ensinamentos da fé cristã.
Ele também é citado nas músicas “Selvagem”, dos Paralamas, e “Eduardo e Mônica”, do grupo Legião Urbana.
.
Com uma filmografia extensa, sendo mais de 40 longas-metragens, sem contar dezenas de outros curtas lançados avulsos ou em antologias com outros cineastas, que lhe rendem mais de 130 créditos como diretor no IMDb, banco de dados relacionado ao universo do cinema, Jean-Luc Godard se tornou um dos nomes mais influentes da história da sétima arte.
Cena de ‘Je vous salue, Marie’, de Jean-Luc Godard — Foto: Reprodução
Apesar de ser considerado por muitos como um cineasta de difícil compreensão em alguns de seus filmes, e praticamente sinônimo de um tipo de cinema de arte considerado hermético, Godard dirigiu alguns dos filmes mais famosos e populares da França, como “Acossado”, “Uma Mulher É Uma Mulher” e “Bando à Parte”. No entanto, só um desses três está disponível em plataformas de streamings no Brasil e, outro, no Youtube (para compra ou aluguel). No total, apenas 12 longas do diretor podem ser vistos por aqui dessa forma. .
Leia aqui sobre três filmes imortais de Jean-Luc Godard
“Uma Mulher é Uma Mulher” (1961) – Globoplay e Telecine Play “O Pequeno Soldado” (1963) – Globoplay e Telecine Play “Uma Mulher Casada” (1964) – Globoplay e Telecine Play “Masculino-Feminino” (1966) – Mubi “Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela” (1967) – Belas Artes à La Carte e Mubi “Sympathy for the Devil” (1968) – Belas Artes à La Carte “Tudo Vai Bem” (1972) – Globoplay, Telecine Play e Oi Play “Salve-se Quem Puder (A Vida)” (1980) – Globoplay e Telecine Play “Paixão” (1982) – Globoplay e Telecine Play “Carmen de Godard” (1983) – NetMovies “Eu Vos Saúdo, Maria” (1985) – Globoplay, Telecine Play e Oi Pla
O filme “Carmen de Godard”, de 1983, pode ser visto de forma gratuita no NetMovies. Clique, aqui.
“Carmen de Godard”, de 1983, está disponível gratuitamente em NetMovies – Foto: divulgação
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.