São mulheres de diversas origens, que atuam na Argentina, no Brasil, na Colômbia e no Paraguai. Yalorixas, Quilombolas, cantoras, professoras, estudantes, instrumentistas, dançarinas, acadêmicas, políticas, trabalhadoras das terras e das águas, poetisas, educadoras, contadoras de histórias, escritoras. Intelectuais que traduzem seus conhecimentos por meio das inúmeras formas de escritas. E que os compartilham como forma de existir e resistir.
.
As escritas foram construídas de forma coletiva e dialogada, e nesses artigos as trajetórias de vida se encontram, se cruzam, a partir dos relatos, das falas e das escritas. Por isso, as autoras são todas as que participam da construção da narrativa, seja ela escrita ou oral. São trajetórias intelectuais que resistem, apesar das adversidades.
O livro, publicado pela Dandara Editora, foi organizado pelas professoras Angela Maria de Souza (Unila), Júlia Batista Alves (Unila) e Flávia Regina Dorneles Ramos (UFRJ). Para acessar informações da editora: https://dandaraeditora.com.br/
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.