Fachada no campus da Unioeste, em Foz do Iguaçu – Foto: divulgação
.
Com campi em Foz do Iguaçu e mais quatro cidades da região, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) figura entre as listas de melhores instituições de ensino superior do mundo. A avaliação mais recente, desta semana, integra o World University Rankings 2023, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).
A Unioeste aparece no 35.º lugar nacional, compondo o grupo 1501+, na lista global. Em sua 19.ª edição, o estudo classificou ao todo 62 universidades brasileiras, entre cerca de 1.800 instituições avaliadas, abrangendo 104 países, tendo sido divulgado durante evento na cidade de Nova York, Estados Unidos.
O ranking internacional é baseado em 13 indicadores. Esses referenciais são agrupados nas seguintes categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa – volume, investimento e reputação – e citações, sendo que nesse último quesito conta a influência da pesquisa.
É a sexta vez que a universidade estadual do Oeste é classificada no World University Rankings. A Unioeste também se destaca em outros indicadores da Times Higher Education. No THE Latin America University, específico da América Latina, divulgado em julho, ficou perto das cem primeiras colocações, no grupo 101–125.
A Unioeste surgiu da reivindicação por ensino público e gratuito, formada pela união de campus isolados, a partir de 1987. Em Foz do Iguaçu, essa história está ligada à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), criada há mais de quatro décadas, e inclui o movimento da sociedade local pela federalização, até a constituição da universidade estadual multicampi.
Estratégica para o desenvolvimento da região, a Unioeste/Foz oferece 13 cursos de graduação, em várias áreas do conhecimento, além de programas de mestrado e doutorado. Análise do resultado do Vestibular 2022 mostra que 74% dos aprovados nos cursos são moradores iguaçuenses, o que corresponde a três de cada quatro candidatos.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.