.
. A 67ª sessão da comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher começou nesta segunda-feira (6). Um dos principais eventos anuais da assembleia geral da ONU, a reunião segue até dia 17 de março e debate progresso relacionado a igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.
Na abertura, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que este ano a sessão quer buscar formas de reduzir as lacunas da participação feminina em áreas de tecnologia e inovação.
O chefe da ONU ressaltou que, sem a participação e a criatividade de metade do mundo, a ciência e a tecnologia realizarão apenas 50% de seu potencial.
Segundo dados apresentados por ele, 3 bilhões de pessoas ainda não estão conectadas à internet. A maioria, mulheres e meninas em países em desenvolvimento. De acordo com Guterres, nos países menos desenvolvidos, apenas 19% das mulheres estão online.
Ele adiciona aqui, globalmente, meninas e mulheres representam apenas um terço dos alunos em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
O desafio é diminuir as diferenças de gênero em ciência, tecnologia e inovação – Foto: © Ed Pagria /OnuNews
. Neste ano, o tema do Dia Internacional das Mulheres é diminuir as diferenças de gênero em ciência, tecnologia e inovação. Globalmente, os homens têm presença online 21% superior à das mulheres e 50% disto ocorre nos países de menor renda.
Mas mesmo os países mais ricos perdem por conta do preconceito e de estereótipos baseados no gênero. Na indústria tecnológica, são dois homens para uma mulher. Em Inteligência Artificial, esta proporção é de cinco para um.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.