Longe de apresentar respostas simplificadoras, o livro descortina um horizonte de perguntas e desconfortos que sua análise séria e crítica leva em consideração quando se trata das afinidades entre a publicidade e alguns feminismos.”
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A luta feminista é histórica e libertadora. Mas e quando o discurso publicitário se apropria de alguns desses elementos para vender mais produtos? Quais são as implicações políticas e sociais desse tipo de apropriação capitalista? Essas perguntas dão o tom do livro “Feminismo de mercado – Quando a publicidade e o mercado ‘compram’ as pautas feministas”, da pesquisadora Soraya Maria Bernardino Barreto Januário. O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e está disponível para download gratuito em formato PDF.
. “Ela fala sobre temas como empoderamento, autonomia, o ser o que quiser, o estar onde quiser que tão recorrentemente interpelam consumidoras na escolha de produtos corriqueiros como shampoos ou absorventes ou justificam narrativas empreendedoras, por exemplo. Longe de apresentar respostas simplificadoras, o livro descortina um horizonte de perguntas e desconfortos que sua análise séria e crítica leva em consideração quando se trata das afinidades entre a publicidade e alguns feminismos. Assim, a autora nos faz um alerta de pronto: não se trata de assumir uma postura redentora sobre a prática publicitária quando ela se encontra com a pauta feminista, tampouco persistir nas “velhas opiniões formadas” sobre a publicidade como uma retórica enganadora e utilitarista, seja de qual tema for. Não há espaço para maniqueísmos.”, escreve a pesquisadora Carolina Falcão, na apresentação da obra. .
O livro é resultado esultado de uma pesquisa de pós-doutorado desenvolvido pela autora entre 2019 e 2021 no âmbito do Institute of Gender, Feminism and Sexuality/IGSF da McGill University, em Montreal, no Canadá. O estudo decorreu em parceria com Obmídia/UFPE e o Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da UFPE. Januário é professora do Centro de Artes e Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem Pós-Doutorado (2020) em Feminismo e Gênero pela Universidade McGill em Quebec, Canadá. E, Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal).
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