.
“Relembrando uma História Esquecida”, palestra do jornalista iguaçuense Jackson Lima, terá início às 18 horas desta terça-feira (01), no campus Jardim Universitário da Unila. Convidado pela coordenação do projeto de extensão Caminhos do Guairacá, o jornalista abordará o estabelecimento das missões jesuíticas, especialmente aquelas implantadas no Paraná no século XVI. Sua instalação, permanência e a movimentação de seus integrantes a partir das incursões bandeirantes. A participação é aberta e gratuita a todas as pessoas interessadas.
O jornalista Jackson Lima pesquisa a temática faz alguns anos. Em seus estudos o jornalista recolheu informações sobre os chamados “30 Povos das Missões”, estabelecidos na Argentina, Paraguai e Brasil. Mais além da constatação da influência dos jesuítas no sul do continente, Lima também abordará a questão de pelo menos outras 13 missões. Destruídas pelos bandeirantes, das quais pouco ou quase nada se tem nos registros da historiografia oficial.
“Reduções “censuradas”, para as quais criei os termos de “tapetes”, “tapetinho” ou “tapetões”, que é como varremos fatos escondendo parte de nossa história. A cartolina que vou levar para a Unila hoje já progrediu, cresceu. Ela mostra também “tapetinhos e tapetes” que escondem ou minimalizam as reduções que tivemos nas Cataratas, em Presidente Franco e em Hernandárias.
Veja o vídeo. Nele, Jackson Lima identifica uma lista de missões jesuíticas, incluindo os casos “de tapetes”, como gosta de chamar.
O projeto de extensão Caminhos de Guairacá é realizado por estudantes de História da Unila, sob coordenação do professor Júlio da Silveira Moreira.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.