A Unila recebe, nesta semana, o 26º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). O evento tem início na terça-feira (07) e segue até o dia 10 de novembro, na unidade Jardim Universitário. Com o tema “Volverse Otras: políticas, imagens, sons e fronteiras”, o Encontro marca os dez anos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade.
Acesse a página oficial do evento, aqui: https://www.encontrosocine-unila.com.br/.
Além de cineastas e pesquisadores brasileiros, as atividades contarão com a participação de representantes da sétima arte de outros países da América Latina. A abertura ficará a cargo de Paz Encina, considerada uma das principais cineastas do Paraguai. Seu primeiro longa-metragem, Hamaca paraguaya (2006), foi o ganhador do Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema no Festival de Cannes. E o filme Ejercicios de Memoria (2016) foi premiado como melhor documentário e melhor direção no Festival de Cartagena. A conferência de abertura está programada para às 19h30 no Auditório do JU. A programação também inclui o Grupo Chaski, do Peru, que irá trazer a experiência do cinema comunitário realizado naquele país.
Neste ano, o Encontro da Socine também reconhece a contribuição das professoras Mariarosaria Fabris (USP) e Virginia Flôres (Unila) para os Estudos de Cinema e Audiovisual e para o Cinema Brasileiro. Mariarosaria será homenageada pela Socine no dia 07 às 19h15 no Auditório do JU. Já Virginia será homenageada pela Comissão de organização do encontro no dia 10 às 16h30.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.