Mbeju e mate cocido, tradicional combinação paraguaia – Foto: Quixote / divulgação
E a programação da 4 edição do Viva el Bravo Paraguay começa nesta sexta feira (17), com o Festival gastronômico de comidas paraguaias. Coladinho à boa mesa, o Cine Quixote Especial com novidades e bons filmes no Festival de Cine Paraguayo. A entrada é livre e a programação começa às 19h30 nos dois dias. No sábado (18), a programação de filmes continua, com o acréscimo de intervenções literárias.
Na gastronomia, os pratos clássicos da mesa paraguaia: vori vori, chipa guazu, sopa paraguaya, empanada mandio, chipa e mbeju quesu con mate cocido, para citar os mais conhecidos na fronteira.
Dia 17 – Eami – 2022 EAMI é um filme paraguaio de drama experimental dirigido por Paz Encina, conhecida por seu trabalho em Hamaca paraguaya (2006) e Ejercicios de memoria (2016). No longa – que mistura ficção e traços documentais – somos apresentados à história de uma mulher-deusa-pássaro chamada Asoja, que habita a porção paraguaia do Chaco. A entidade é capaz de transmutar seu espírito: ela já foi vários animais, plantas e, hoje, assumiu a forma de Eami (Anel Picanerai), uma garotinha indígena. Sofrendo com a invasão de suas terras pelos cañones (pessoas da civilização), Eami em uma jornada espiritual para curar suas dores.
O filme é história sobre pessoas deslocadas. É a memória de um povo que deve migrar de seu lugar de origem – uma selva cada vez menor do Chaco paraguaio – para se tornar “coñone”, uma palavra ayoreo que significa insensível ou tolo, e é a palavra que usam para definir os brancos.
Dia 17 – Leal, Só Existe Uma Maneira de Viver- 2018
Direção de Pietro Scappini e Rodrigo Salomón.
Um ex-coronel paraguaio forma um grupo paramilitar especial focado no combate ao narcotráfico para proteger as fronteiras de seu país.
Dia 18 – Siete Cajas
É um filme de ação de 2012, dirigido por Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori.
Victor trabalha como porteiro em um mercado invadido pela pobreza. Ele quer comprar um celular, mas como não tem dinheiro, acaba aceitando fazer a entrega de sete caixas em troca de 100 dólares. A partir deste momento, passa a correr perigo de vida.
Dia 18 – Los Buscadores
Drama paraguaio de 2017, dirigido e escrito por Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori.
Manu é um entregador de jornais de 21 anos que descobre um mapa em um livro dado por seu avô, um lendário caça-tesouros. Acreditando que o mapa indica a localização de uma fortuna, Manu começa uma aventura para encontrá-la.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.