A grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, o diretor busca as origens desse genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá diante do poderoso aparato do agronegócio. A disponibilização on-line do documentário faz parte da mostra de filmes do Mekukradjá – Círculo de Saberes: Língua, Terra e Território, do Itaú Cultural. O evento contou também com programação presencial gratuita – debates, oficinas e exibição de filmes em São Paulo.
“Martírio” – (Direção: Vincent Carelli, 2016, 162 min). Classificação indicativa: 12 anos) – Cenas de violência ATENÇÃO: disponível gratuitamente no site do instituto só até 8 de outubro de 2017 (domingo). Para acessá-lo, clique aqui.
ATENÇÃO: Classificação indicativa para 12 anos O filme Martírio (2016), dirigido por Vincent Carelli, em co-direção com Ernesto de Carvalho e Tita, tem classificação indicativa de 12 anos, determinada pelo Ministério da Justiça, por conter cenas de violência. ___________________________________ Itaú Cultural
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.