Estão disponíveis para o público a partir desta segunda, 24, os conteúdos da Mostra Brasileiros que integram o 2º Claro Festival Curta! Documentários. As 17 produções nacionais – que foram realizadas com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e estrearam em canais brasileiros independentes – se somam às outras duas mostras do evento: Competitiva e Internacional. Ao todo, mais de 200 obras, entre filmes e séries, estão disponibilizadas gratuitamente pelo festival no sitewww.festivalcurtadocs.com.br até o dia 10 de julho. Além de assistir, o público vai poder votar no seu conteúdo preferido de cada uma das mostras que, indicado pelo voto popular, receberá prêmio no valor de R$ 10 mil.
“Floresta, Onde a Terra Respira” na Mostra Brasileiros – Foto: divulgação
Entre os filmes, estão “Gerson King Combo”, da Giros, uma homenagem à vida e obra do cantor e compositor Gerson Cortez, conhecido como “James Brown brasileiro”; “Meu Amigo Fela”, da O2 Produções, que traz uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti; “Mães da Terra”, da Caliban Filmes, série documental que aborda a maternidade periférica e a ancestralidade; “Floresta, Onde a Terra Respira”, da Plural Filmes, um retrato da relação dos povos indígenas com as florestas; e “O Cinema das Mulheres”, da Lascene Produções, que destaca mulheres relevantes para o cinema nacional.
Todos os conteúdos brasileiros participantes do Festival receberam financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O FSA é abastecido pela Condecine (contribuição sobre receitas do próprio setor audiovisual, para o desenvolvimento da indústria nacional). Os maiores contribuintes são as empresas de telecomunicações (94%), pelo menos enquanto as empresas globais de streaming não passam a também contribuir para o fomento da indústria nacional, como já acontece na maioria dos países europeus.
Beatles na Mostra Internacional – Foto: divulgação
Frederico Fellini, Ingmar Bergman e Pedro Almodóvar. George Harrison, Rolling Stones e Beatles. Esses e outros esses grandes nomes do cinema e da música mundial são alguns dos temas das produções que participam do 2º Claro Festival Curta! Documentários. Eles estão entre os 49 conteúdos, entre filmes e séries documentais, que integram a Mostra Internacional já estão disponibilizados gratuitamente para o público.
Filmes e séries categorizados em Arte e Humanidades integram a Mostra Internacional. “Fellini por Fellini”, de Jean-Christophe Rosé, faz um relato íntimo de um dos diretores mais premiados e irreverentes da história do cinema, passando pela sua obra, suas impressões pessoais, seus sonhos, suas obsessões e suas memórias. “Pedro Almodóvar, o rebelde de La Mancha”, de Catherine Ulmer Lopez, traz a consistente obra do cineasta, um dos grandes nomes da indústria cinematográfica mundial. Em “George Harrison: Living In The Material World”, Martin Scorsese, mostra a vida do músico através de entrevistas, imagens de shows e filmes caseiros. “Dopamina – Os Efeitos das Redes Sociais no Cérebro”, de Léo Favier, analisa o que acontece em nosso cérebro para que consultemos compulsivamente esses aplicativos sociais. Outro destaque é a série “O Cinema e a Segunda Guerra”, de Lyndy Saville, que e, três episódios, mostra como a guerra e o cinema estavam interligados.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.