As 12 vagas oferecidas estão distribuídas entre as três linhas de pesquisa do programa: Materiais e ecoeficiência; Sustentabilidade e inovação; e Estruturas. O edital prevê a reserva de vagas para pretos e pardos, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas autodeclaradas trans e para pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário. Não havendo candidatos habilitados nessas modalidades, as vagas serão redistribuídas.
A seleção será feita em duas etapas: análise da documentação e defesa da proposta de pesquisa (por videoconferência). Ambas têm caráter eliminatório e classificatório. Candidatos habilitados, mas não classificados como aluno regular, poderão cursar disciplinas como alunos especiais. O programa irá oferecer até três vagas por linha de pesquisa.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil abriu a primeira turma de mestrado em 2017, sendo pioneiro na oferta de ensino em nível de pós-graduação stricto sensu na área de Engenharia Civil na região Oeste do Paraná e tríplice fronteira, gerando condições para o desenvolvimento de pesquisa científica e aplicada nas áreas de estruturas, sustentabilidade e inovação e materiais e ecoeficiência das construções.
O programa foi concebido com o objetivo de formar profissionais com a necessária competência interdisciplinar para integrar os fatores tecnológicos, ambientais e socioeconômicos nas etapas de planejamento, dimensionamento, construção e gestão/exploração de infraestruturas resilientes e sustentáveis.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.