Placa com o nome popular em guarani, nome científico e família identifica o gigante. Foto: Gentileza/Governo do Alto Paraná
De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Um ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus), localizado na reserva do Centro de Formação de Técnico Superior Florestal do Alto Paraná, em Ciudad del Este, foi reconhecido pela fundação ambiental A Todo Pulmón – Paraguay Respira como a árvore mais alta do país.
A revelação veio nesta semana, após análise de registros enviados de várias partes do território. O ipê (ou tajy’hü, conforme placa em guarani) de Ciudad del Este foi o primeiro colocado na categoria “Maior árvore das áreas silvestres protegidas do Paraguai”.
Governador César “Landy” Torres (de branco, ao fundo) visitou a árvore após o anúncio. – Foto: Gentileza/Governo do Alto Paraná
Circunferência: 4,6 metros. Altura: 40,5 metros. Copa: 29,37 metros.
Circunferência do tronco é superior a quatro metros. Foto: Gentileza/A Todo Pulmón
Após o anúncio do prêmio, a árvore, que tem altura equivalente à de um prédio de 13 andares, foi visitada por autoridades como o governador do Alto Paraná, César “Landy” Torres (Partido Colorado).
Enquadrar o gigante para uma foto, da base ao topo, não é tarefa fácil. Foto: Gentileza/A Todo Pulmón
Para quem tem curiosidade em saber mais sobre o ipê, que não está em local de acesso público, o Centro de Formação de Técnico Superior Florestal fica nas proximidades do parque do lago Yrendi, a cerca de 13 quilômetros da Ponte da Amizade.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.