O lançamento do documentário “Art-Tayaa: Histórias de uma vida e da cultura local”, que conta a história de Edy Braun, professora aposentada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, e de outras personalidades da cultura da cidade, será exibido gratuitamente nesta quarta-feira (27), às 19 horas, no Teatro A4 da Unioeste de Toledo. O evento será aberto a toda a população e vai contar com a presença da protagonista, Edy, que fará exposição de outras de suas obras artísticas no local. A produção audiovisual também estará disponível no canal da artista no Youtube (veja o link mais abaixo).
O documentário traz a participação de mais de 20 entrevistados(as), entre esses, jornalistas, artistas, professores(as), ex-prefeitos, agentes culturais e diversas gestoras que já passaram pela Secretaria Municipal da Cultura. Os relatos trazem micro histórias da vida da artista, Edy, e suas relações com a história cultural da cidade, tendo em vista que a sua trajetória está diretamente relacionada com fatos importantes e que simbolizam o desenvolvimento cultural do Município, desde a década de 1980.
Edy conta que se mudou da cidade de Pato Branco para Toledo no ano de 1981, e logo em seguida começou a estudar Filosofia na antiga Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto (Facitol), que posteriormente se tornou a Unioeste de Toledo. “Em 1984 eu já me tornei professora da instituição, inicialmente da disciplina de História política e administrativa do Brasil no curso de Economia. Os movimentos da universidade, como Fumest (Fundação Municipal do Ensino Superior de Toledo), Funioeste (Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná), e por fim, Unioeste, em todos eu participei”, relembra Edy.
Ela diz que essa história com a Unioeste foi muito gratificante, e se considera uma pessoa “comunitária”, que gosta de convivência, de saber o que as pessoas estão pensando e fazendo, e enxergar o que é possível de se fazer nesses entremeios. “E fiz a mesma coisa na cultura local. Quando cheguei aqui achei tudo fantástico e já me entrosei desde o começo. A cidade me recebeu muito bem”, ressalta Edy.
Edy Braun é uma entusiasta das artes, e a arte é algo que permeia a história dela com a Unioeste. “Eu sempre trouxe a arte aqui para dentro. Produzia em casa, trazia para cá e fazia pequenas exposições. Cada evento da Unioeste tinha obras minhas, era raro não ter um ou mais trabalhos meus que eu declamasse ou fizesse pelo menos uma fala”, destaca.
O que motivou a escolha de Edy Braun para ser protagonizada no documentário, a diretora de produção da obra, Isabela Olsen, explica que foi por tudo que fundou e pelas pessoas que influenciou. Ela cita que a artista tem no currículo a fundação de inúmeros grupos, projetos socioculturais e organizações locais, doações de centenas de obras, realização de milhares de aulas, exposições e oficinas gratuitas, recebimento de premiações locais e internacionais. “Por isso decidimos usar a trajetória dela para falar sobre arte, a vivência de uma grande artista e sobre a cultura de Toledo”, finaliza Isabela.
O documentário é uma produção audiovisual em projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Município de Toledo, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal. Após a exibição do lançamento, a obra ficará disponível para ser assistida pelo Youtube, no canal da Edy Braun “Art-Tayaa”, que pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=1WlbK2IQrxI
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.