Neste livro a historiadora Camila Jansen de Mello de Santana recupera fragmentos do passado da capital do Paraná a partir de 200 ilustrações da coleção original de embalagens das balas Zéquinha, comercializadas pela empresa A Brandina, de propriedade dos Irmãos Sobania, entre 1929–1948.
“No percurso das páginas, uma Curitiba que tinha seu cotidiano transformado pelo incremento de novas técnicas e tecnologias, é apresentada através das ilustrações de Zéquinha, e desvendada com o auxílio de diferentes charges, músicas, reportagens do período”, afirma Camila, graduada, mestre e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná.
O leitor e a leitora de “As Balas Zéquinha e a Curitiba de outrora” terão a oportunidade, e o privilégio, de acompanhar – a partir das observações da autora – a gênese do personagem, um dos mais emblemáticos da cultura paranaense, e seu suporte, investigando o universo de criação e circulação de imagens na década de 1920.
“Ao analisar cada uma das duas centenas de ilustrações das Balas Zéquinha, colocadas em diálogo com outras fontes do período, revelamos os impactos dessas transformações urbanísticas e modernas nas esferas do cotidiano, mundo do trabalho, violência, lazer e sociabilidades da população curitibana”, explica Camila, pesquisadora do Núcleo de Artes Visuais, credenciado no CNPq, e também autora do livro infantil “O Pequeno Pingo d’água” e de “Sociabilidades curitibanas: o lazer e o civilizar-se”, título igualmente publicado pela Máquina de Escrever Editora em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Incentivo: BRT, Soft Marketing, Pesa Cat e BRDE.
Serviço: Lançamento do livro “As Balas Zéquinha e a Curitiba de outrora”, de Camila Jansen de Mello de Santana.
Sessão de autógrafos com a presença da autora.
Data: 14/12/2024 Horário: a partir das 16h Local: Café e Livraria Arte & Letra – Rua Desembargador Motta, 2.011 – Centro, Curitiba
Publicado pela Máquina de Escrever |Produção Cultural. Mais informações: www.editoramaquinadeescrever.com.br
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.