O prazo vai até o final de setembro. Para se candidatar, os interessados devem possuir diploma de graduação em qualquer área do conhecimento e experiência profissional na Educação Básica. Iniciou-se no dia 6 de agosto o período de inscrições para o processo seletivo da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação da UNILA. O programa […]
Para se candidatar, os interessados devem possuir diploma de graduação em qualquer área do conhecimento e experiência profissional na Educação Básica. O processo seletivo será composto por três etapas principais: análise do currículo, avaliação do projeto de pesquisa e entrevista. O resultado final será publicado no Portal de Editais da UNILA no dia 13 de dezembro.
O PPGEDU destina, pelo menos, 12 vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas autodeclaradas trans, pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário.
Aprovado pela Capes em julho de 2023, o PPGEDU pretende se consolidar como um espaço formativo de excelência para o professorado da Educação Básica da América Latina, especialmente os que atuam nas redes públicas de ensino da Tríplice Fronteira.
Para o coordenador do programa, professor Miguel Antonio Ahumada Cristi, o mestrado possibilitará a formação de um quadro de educadores qualificados capazes de atuar de maneira crítica e inovadora, elaborando propostas de melhorias nas práticas de ensino-aprendizagem. “A relevância de um mestrado profissional é que favorece a reflexão sobre a própria prática. Dito de outra forma, não só possibilita um conhecimento rigorosamente científico sobre a educação, mas também de mecanismos, técnicas e processos determinantes na qualidade do desempenho profissional. Logicamente, isto tem efeitos positivos nos estudantes escolares ou membros de qualquer outra entidade formativa ou com fins educativos”, salientou.
Embora o foco do Mestrado sejam profissionais que atuem na Educação Básica – tanto na docência quanto na coordenação ou direção –, ele também é aberto a profissionais atuantes em secretarias de educação ou em entidades de apoio à educação das crianças, adolescentes e jovens, como ONGs e centros de apoio à infância, adolescência e juventude, entre outros; e profissionais que atuem na educação superior, na docência ou administração, desde que o projeto de pesquisa apresentado para o ingresso esteja ligado à área de concentração do curso.
Para mais informações, acesse a página do PPGEDU https://portal.unila.edu.br/ppgedu ou entre em contato pelo e-mail coordenacao.ppgedu@unila.edu.br.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.