A Secretaria de Políticas Linguísticas do Paraguai apresentou no dia 23 de novembro o “ArandukApp”, primeiro aplicativo para móbiles e outros dispositivos eletrônicos contendo audiolivros no idioma guarani. O lançamento aconteceu no campus da UNA, na cidade de San Lorenzo.
. O aplicativo contém dezenas de áudios de livros de todos os gêneros, desde contos até poesia, gravados em guarani pelos seu próprios autores. Estará disponível para os dispositivos do sistema Android com conteúdos gratuitos.
O processo tecnológico foi desenvolvido numa parceria entre a Faculdade Politécnica da Universidade Nacional de Assunção (UNA) e o Grupo de Gravações em Guarani (GGG).
Com a ferramenta, as autoridades paraguaias pretendem viabilizar o acesso à literatura de pessoas não videntes. Também facilitar como uso didático e instrumento literário para aquelas pessoas que, apesar de falar e entender a língua originária, não foram alfabetizados nela.
. Como se sabe, o Paraguai é um país bilíngue e parte de sua população não domina a escrita e a leitura do idioma guarani.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.