Esta mostra virtual apresenta fotografias que integram a exposição “Toikove Nande Arandu”, aberta à visitação no campus Jardim Universitário da Unila até o final de setembro. As fotografias são de autoria de Yenifer Carolina Cajas e são registros feitos durante a Semana dos Povos Originários 2023, nas aldeias Avá-Guarani de Tekohá Añetete, em Diamante D´Oeste, e Tekohá Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, localizadas no Oeste do Paraná. A exposição foi realizada num trabalho junto ao projeto de extensão Educom Guarani.
“Toikove Nande Arandu” quer dizer “Que viva a nossa sabedoria”, numa tradução livre para a língua portuguesa. A exposição tem a finalidade de mostrar que o Povo Avá-Guarani existe e resiste junto a sua cosmovisão e costumes originários. “Com isso, se busca provocar na sociedade uma nova perspectiva reflexiva e consciente da luta do Povo Avá-Guarani”, explicam os organizadores da exposição.
(Clique nas imagens para ampliá-las)
Conforme explica a autora, as fotografias originais e as cópias impressas destinadas à exposição, serão entregues ao respectivo Tekohá, onde foram tomadas. Paralela à exposição de autoria de Yenifer, a Unila também expôs “Arandu Guataha”, mostra coletiva onde as fotos são todas de autores Avá-Guarani.
Yenifer Carolina Cajas Guaca, colombiana, é estudante de Ciências Biológicas na Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu. Artista visual, trabalha com ilustrações analógicas, de difusão social e científica. Pratica fotografia desde 2015 e tem mais afinidade com o preto e branco. Desenvolveu experiência com fotografia de rua, vida silvestre, paisagismo e retrato. Atualmente foca seu trabalho utilizando a fotografia na crítica social e ambiental.
(Clique na imagem para ampliá-la)
Importante: É proibida a reprodução parcial ou total das fotografias expostas nesta exposição virtual sem o consentimento prévio da autora. Acesse Yenifer no Instagram : @Cripticka
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.