Cineclube Cinelatino comemora 10 anos de existência com a exibição de filme paraguaio. “Eami” terá sessão única no Cine Cataratas nesta quinta (8). . . Neste ano o Cineclube Cinelatino completa dez anos como projeto de Extensão da UNILA. Para comemorar o aniversário, no dia 8 de dezembro, às 19h, será exibido o longa-metragem Eami […]
.
. Neste ano o Cineclube Cinelatino completa dez anos como projeto de Extensão da UNILA. Para comemorar o aniversário, no dia 8 de dezembro, às 19h, será exibido o longa-metragem Eami (2022), no Cine Cataratas, com ingressos a R$ 10,00. Após a exibição, um debate com Sophia Ruiz e Matias Mandietta será mediado pela fundadora do cineclube, Tereza Spyer, no The Lounge Selina. Na sequência, festa com a banda Herencia Latina.
Com direção de Paz Encina, o docuficção Eami é uma narrativa construída a partir da perspectiva de uma menina integrante do povo Ayoreo Totobiegosode. As terras do Paraguai em que este povo vive são invadidas por colonizadores que buscam expulsá-los de seu território ancestral. Neste cenário, Eami, que significa “monte” e “mundo”, incorpora a deusa-pássaro Asojá, entrando em um transe na floresta enquanto se prepara para deixar seu lugar de origem. O filme aborda a relação entre a manutenção da memória coletiva de um povo e a perda material de seu território.
A exibição é fruto da parceria entre Cineclube Cinelatino, SESUNILA, ANDES, Cine Cataratas e MPM Premium. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou no site do Cine Cataratas: https://www.cinecataratas.com.br/ (na compra virtual há taxação do serviço).
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.