O documentário, que estreou em 2019, apresenta a cosmovisão dos Guarani Mbya, da Terra Indígena Jaraguá, localizada em São Paulo, sobre as abelhas indígenas sem ferrão a partir da construção de um meliponário dentro da aldeia.
O filme é codirigido por Thiago Carvalho e Laura Rachid. Um média metragem com a qualidade de produzir no público vontade de ver, transver e evoluir mais seus conceitos iniciais. Como afirma Laura, a obra não é dela e de Thiago. É, sim, dos Guarani. Tem a identidade dessa cultura.
Para assistir outro documentário guarani, clique aqui.
“O Mel do Passado foi a busca de um resgate cultural importante para o povo Guarani e a construção de um recado fundamental de conscientização e alerta à sociedade e poder público sobre a importância que abelhas sem ferrão têm para a vida e preservação do meio ambiente.”, explica Thiago Carvalho.
FICHA TÉCNICA Título: Oremba’e Eí Yma Guare – O Mel do Passado
País: Brasil Duração: 37’59” Ano: 2016-2019 Gênero: Documentário Idioma: Português e Guarani Mbya / Legendas: Português Classificação: L (Livre) Músicas: Nhande ka’aguy, Jaje’oi jaguata tape porã e meme e Nhamonhendu mboraei joupivegua’i
Direção geral: Laura Rachid e Thiago Carvalho Wera’i Idealizador: Thiago Henrique Wera Poty Roteiro: Laura Rachid e Thiago Carvalho Wera’i Montagem: Laura Rachid e Thiago Carvalho Wera’i Tradução: Wera Mirim Marcio Boggarim Texto e revisão: Laura Rachid Imagens: Laura Rachid, Richard Wera Mirim e Thiago Carvalho Wera’i Arte: Homero Esteves
Para assistir ao documentário, clique aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.