Nesta quinta, dia 1 de fevereiro, ocorre a primeira atividade de 2024 do “Ciclo de Conciertos y Charlas Musicales en la Triple Frontera”. O Ciclo, que é um projeto de extensão mantido pela Unila, desta feita terá como convidados dois músicos oriundos da Bolívia. Alvaro Quisbert e Melanie Lagos, que inclusive frequentaram as primeiras turmas do Curso de Música da Unila, desenvolverão em concerto conferência o tema “Travessia Sonora – Piano e Charango”. A apresentação será no campus Jardim Universitário, a partir das 19 horas, com entrada gratuita e aberta à comunidade não acadêmica.
Melanie Kristel Lagos nasceu na Bolívia em 1994. É pianista, compositora e pesquisadora musical. Também trabalha como gestora e professora da área musical.
Desenvolveu seus estudos de piano, a princípio na área clássica, no Conservatório Plurinacional de Música de La Paz, no seu país. É licenciada em Música com ênfase em Práticas interpretativas pela Unila.
Participou em festivais nacionais e internacionais e em diversos festivais de tango, desde 2013. Tem seis discos lançados, entre eles, “Silêncio Cromático”. Seu principal projeto artístico é o Tango e a música latino-americana, desde uma perspectiva moderna, com a Orquestra de Tango Silencio Cromático.
Álvaro Quisbert é compositor, arranjador, pesquisador e charanguista. Nascido em La Paz, Bolívia, estudou charango e pesquisa na Escola Nacional de Folclore Mauro Núnez Cáceres, entre 2009 e 2012. É diplomado em Educação Superior para formação docente pela Universidade Católica de Bolívia.
Se graduou como bacharel em Música – Práticas Interpretativas e Criação Musical, na Unila. Seu trabalho musical e de investigação está focado em desenvolver e aplicar técnicas ao charango, tomando como raiz e inspiração principal as músicas populares latino-americanas.
Obteve prêmios por interpretação musical nos principais festivais e concursos bolivianos de charango. Também ja participou de recitais, masterclasses e workshops em festivais e eventos em outros países do continente, entre eles, Argentina, Brasil, Paraguai e Equador.
Em 2023, foi instrutor de instrumentos nativos andinos na Banda Autóctona Don Bosco, em La Paz, na Bolívia.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.