Página dupla da cartilha, com informações sobre trabalho – Imagem: captura de tela
No dia 4 de dezembro, foi apresentada a cartilha “Cidadania: substantivo feminino e de direitos para mulheres migrantes, refugiadas, portadoras de visto humanitário e apátridas”, produzida pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Este material, desenvolvido pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNILA, em colaboração com a SECAFE, a Proint UNILA e o Ministério dos Direitos Humanos, reúne informações práticas sobre educação, saúde, trabalho, assistência social e combate à violência, a partir de uma perspectiva de gênero e com atenção especial às necessidades das mulheres migrantes.
“Cidadania é um substantivo feminino da língua portuguesa cujo significado diz respeito à participação plena na vida política, social e econômica de um país. Ela envolve o exercício de direitos como o acesso à educação, saúde, aos programas sociais e à justiça. Cada vez mais mulheres de diversas partes do mundo chegam ao Brasil para reconstruir aqui suas vidas e de suas famílias. Tal chegada envolve muitos desafios, que passam desde decifrar a nova língua até habituar-se com costumes completamente diferentes dos que estão familiarizadas…“ (Fragmento do texto de apresentação da cartilha “Cidadania…”)
Para ampliar o alcance, a cartilha foi traduzida para inglês, espanhol e créole haitiano. Confira a versão digital e comparti
lhe: https://heyzine.com/flip-book/41765a7a2f.html
Este recurso é uma ferramenta de mediação cultural que fortalece a inclusão e a comunicação ao ampliar o acesso à informação.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.