– Este é o nome da programação alternativa de cinema que vai rolar em Ciudad del Este, sábado, dia 3 – Neste sábado, a partir das 20 horas, o Hostel Casa Alta desenvolve a mostra de cinema “Cortos en la Terraza”, em Ciudad del Este, no Paraguai. Serão apresentados três produções cinematográficas paraguaias. Os filmes […]
Neste sábado, a partir das 20 horas, o Hostel Casa Alta desenvolve a mostra de cinema “Cortos en la Terraza”, em Ciudad del Este, no Paraguai. Serão apresentados três produções cinematográficas paraguaias. Os filmes procuram mostrar realidades sociais, a partir de um enfoque diferenciado, propondo que a a arte é uma expressão capaz também de criar consciência coletiva. “Tujami”, curta realizado na região de Alto Paraná (próxima da fronteira brasileira) será o primeiro da noite. Ele conta a história de Don Victorino, um ancião que supera os obstáculos impostos pelo Estado e a sociedade que não se obriga a cuidar dos cidadão de terceira idade. A segunda película a ser apresentada é “Marcas na água”, filme que se serve da poesia para narrar, inspirado no livro de mesmo nome, da autora argentina Lilian Caiel. Por último, “Zulema” reflete sobre a discriminação laboral que sofrem as pessoas transexuais. O curta se baseia no conto “Ramón Zulema” do escritor paraguaio Edu Barreto e já recebeu várias premiações paraguaias e internacionais.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.