Os corais estão ameaçados. Oceanos absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos seres humanos. (Foto: Grant Thomas / ONU)
.
Os oceanos cobrem três quartos da superfície da Terra, contêm 97% da água e representam 99% do espaço vital do planeta em volume. Segundo as Nações Unidas, mais de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para sua subsistência.
É para lembrar o importante papel destas várias formas de vida para os humanos, que 8 de junho marca o Dia Mundial dos Oceanos. O objetivo da data é informar o público sobre o impacto das ações humanas nos oceanos, desenvolver um movimento mundial de cidadãos e mobilizar e unir a população mundial em um projeto para o manejo sustentável dos oceanos do mundo.
Este ano, o lema do Dia Mundial dos Oceanos é Gênero e o Oceano. A ONU destaca que a intenção é descobrir formas possíveis de promover a igualdade de gênero em atividades relacionadas ao oceano, como pesquisa científica marinha, pesca, trabalho no mar, migração marítima e tráfico de seres humanos, assim como decisões políticas e gestão.
Para as Nações Unidas, a importância da igualdade de gênero, em particular para a conservação efetiva e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, é cada vez mais reconhecida.
No entanto, há muito poucos dados e pesquisas sobre essas questões, e uma ação conjunta para a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas ainda é necessária em todos os setores relacionados com o oceano para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 5.
Atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano, provocando a morte de 100 mil animais marinhos por ano, além de outros danos.
Enquanto a maioria dos plásticos deve permanecer intacta por décadas ou séculos após o uso, aqueles que sofrem erosão acabam como micro-plásticos, consumidos por peixes e outros animais marinhos, entrando rapidamente na cadeia alimentar global.
Em declarações à ONU News, em Nova Iorque, o embaixador de Portugal, Francisco Duarte Lopes, contou como a questão do plástico será abordada na Conferência da ONU sobre os Oceanos em 2020, que acontecerá em Lisboa.
“Vamos certamente falar da necessidade de reduzir a utilização de plástico de uso descartável. Para nós, é simbolicamente importante que esta semana, quando celebramos o Dia Mundial dos Oceanos, possamos também assinalar aqui, neste edifício das Nações Unidas o fim da utilização de plásticos de uso descartável, algo que o grupo dos amigos dos oceanos, que Portugal preside, juntamente com as ilhas Fiji, tem estado a defender já a algum tempo.”
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.