. O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em conjunto com o Comitê de Memória, Verdade e Justiça do Paraná (CEMVEJ), realizará na quinta-feira (15/12), às 14h30, a reinauguração do Espaço LUME – Lugar de Memória Juiz Aldo Fernandes. O evento será realizado no Plenário do Tribunal do Juri, no Fórum Criminal de Curitiba.
. A programação contará com palestras e uma roda de conversa sobre a preservação e valorização da memória do período em que ocorreram intensas violações aos Direitos Humanos pelo Estado Brasileiro (1964-1985), bem como a promoção da democracia, educação e dignidade humana. A roda de conversa contará com a participação de autoridades, professores palestrantes e ex-presos políticos. .
. O Espaço LUME fica sediado no segundo pavimento do Centro Judiciário e foi cedido pelo TJPR ao Comitê Estadual responsável pela gestão do acervo histórico da Comissão Estadual da Verdade, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF). .
O LUME cumpre com a meta de criar um espaço no Centro Judiciário de Curitiba, dedicado à memória dos anos de repressão e resistência, incluindo os atores ligados à advocacia, ao Ministério Público e à magistratura, como as pessoas da sociedade civil, perseguidos e mortos pelo sistema autoritário.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.