A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, repaginou o site ‘Trocando Saberes’, iniciativa dedicada a fomentar acessibilidade e inclusão, com objetivo de criar um ambiente de aprendizado inclusivo, onde conhecimentos e experiências são compartilhados de maneira aberta e acessível. Para proporcionar uma experiência educativa completa, o site oferece uma variedade de materiais, como videoaulas, apostilas e artigos acadêmicos, que abordam temas essenciais como o sistema braille, orientação e mobilidade, educação inclusiva e audiodescrição, entre outros.
O ‘Trocando Saberes’ é uma resposta à necessidade de construir uma sociedade mais inclusiva e acessível, reconhecendo a importância da troca de conhecimentos e experiências entre pessoas com diversas habilidades e perspectivas acerca de suas deficiências.
Inicialmente, o site surgiu como um projeto apoiado pelo Instituto Helena Florisbal – IHF para que mais pessoas, em qualquer lugar, tivessem acesso às informações. Com o tempo, ampliamos a inclusão dos mais diversos conteúdos e materiais realizados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos por meio de projetos incentivados.
A iniciativa busca disseminar “pílulas” de informações abrangentes sobre deficiência visual, acessibilidade e inclusão, abordando causas, direitos, dificuldades e preconceitos enfrentados por quem tem cegueira e baixa visão.
Para aprimorar a experiência do usuário, o site passou recentemente por uma repaginação completa. Essa atualização foi projetada para simplificar a identificação e o acesso a recursos essenciais, proporcionando uma navegação mais intuitiva e eficiente.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Mais detalhes aqui no site.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.