Cuidados tem o objetivo de oferecer atendimento humanizado aos pacientes – Foto: divulgação
. Instantes de sensibilidade, afeto e solidariedade retidos na memória, no coração e em imagens. A equipe de hotelaria do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) em Foz do Iguaçu adquiriu máquina para registrar em fotografias esses momentos que são marcantes na vida de pacientes, familiares e profissionais da saúde.
A foto é revelada na hora e fica de lembrança para depois da alta. A câmera, do tipo Polaroid, foi comprada há alguns meses e tem servido para captar grandes momentos. Um deles foi o encontro entre o seu Pedro e a neta, cuidada por ele desde o falecimento do pai da menina, de quem sentia muitas saudades após o internamento.
.
O paciente seu Pedro com a neta durante o café servido pela equipe – Foto:: Divulgação/HMCC
“Ele contou a história para a enfermeira do setor e disse que queria encontrá-la. De pronto, a equipe organizou um café da manhã e convidou a neta, e nós aproveitamos para registrar esse momento emocionante”, revelou a concierge Kathyane Sena. A história foi recolhida e divulgada pela assessoria do HMCC.
“Diariamente, colaboradores do hospital realizam sonhos e desejos dos pacientes internados na instituição”, informou a comunicação do equipamento hospitalar. “São tantas ações que, muitas das vezes, elas acabam que registradas apenas na memória”, completou.
O equipamento à mão facilita ainda as pequenas comemorações de aniversário. Não são poucos os pacientes que celebram o seu dia dentro do hospital e recebem um mimo da área de nutrição. “O senhor Fauzi foi um desses pacientes aniversariantes. A equipe preparou um bolo e, junto com ele, celebraram a data”, explicou Adriana Smaniotto, da hotelaria.
A foto é revelada na hora e fica de lembrança para depois da alta – Foto: Divulgação HMCC
Registrar esses momentos é uma forma de lembrança de quem foi atendido no Costa Cavalcanti. “Muitos pacientes pensam que a data do aniversário vai passar em branco, sem comemoração, então quando nós chegamos com um café especial, todos os profissionais envolvidos, eles ficam muito gratos”, falou Kathyane.
A equipe de hotelaria também atua com o empréstimo de livros, desenhos e brinquedos para crianças internadas, além de ações especiais em outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, entre outras efemérides.
Com a matéria publicada nas redes sociais do hospital, as manifestações de carinho e agradecimento foram instantâneas. “Só tenho a agradecer a todas vocês que cuidaram do meu pai. Vocês são nota mil. Muito obrigada a todos”, escreveu Édina Ferreira.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.